Em standby?

by - 13:04

Chegámos ao mês de Julho e as temperaturas quentes não deixam margem para dúvida: o verão já chegou e com ele vêm as férias.

Quando éramos crianças, Julho era sinónimo de férias, de um longo verão na praia, no campo, com os avós, a comer gelados. Eram férias de três meses cheios, cheíssimos. Com o avançar dos anos, os exames no secundário, as cadeiras na faculdade e a entrada no mercado de trabalho, a noção de verão e férias passou a ser um pouco mais confusa, porque quantos de nós é que temos férias no Verão?
Apesar de a maturidade não trazer mais essas regalias, é possível sentirmos um maior relaxamento no trabalho, uma maior leveza na gestão de projectos (a não ser que sejam eventos de verão), uma diminuição do ritmo de trabalho. Com todo o mundo a parar, também arranjamos alguma desculpa para pararmos também. Se temos mais tempo livre, aproveitamos para descansar, para passear, para molengar e para esquecer algum trabalho.

Mas não nos podemos esquecer de continuar a lutar pelos nossos sonhos.

Muitos empreendedores começam os seus negócios a part-time, nas horas livres depois do trabalho. O nosso sonho deixa-nos mais vivos e ambiciosos quanto ao nosso futuro mas é natural que a rotina do trabalho, de segunda a sexta-feira, nos retire alguma força e quando chegamos ao fim-de-semana, já não temos cabeça para mais nada - e isso prejudica os nossos projectos e aumenta também o grau de insatisfação.
Com o bom tempo, a diminuição da pressão do trabalho e o facto de os dias serem maiores, muitos de nós querem aproveitar para descansar e ir a passeios, concertos, festivais, restaurantes e jantares com os amigos. Mas o que vai acontecer então ao nosso negócio? Vamos tirar umas férias e depois quando queremos voltar a trabalhar não temos tempo para nada, de novo?

Mais do que aproveitar o Verão, devemos aproveitar melhor o nosso tempo, não só quando dá para ir à praia mas também durante todo o ano. Podemos e devemos colocar a nossa vida em modo standby por uns dias mas não podemos cair na preguiça. Se o trabalho está menos exigente, porque não concentrar a energia extra nos nossos projectos pessoais? Se temos mais tempo livre e mais disposição, porque não juntar os amigos e trocar ideias sobre negócios em grupo? Se os dias são maiores, porque não acordar mais cedo e tirar um tempo pessoal para fazer exercício ou ler um livro? Se temos menos responsabilidades laborais, porque não aproveitar para tirar um curso para melhorar uma competência em falta?

Verão é sinónimo de praia e de descanso mas também pode ser sinónimo de refrescar as ideias e dar uma maior força aos nossos objectivos profissionais e pessoais.
Aproveitem o tempo para descansar mas também para trabalhar em vocês próprios, já que essa é uma tarefa que devemos todos fazer, todos os dias, com ou sem praia.

You May Also Like

0 comentários

Instagram

<>