Errar é humano mas não há desculpas para os erros

by - 08:36

Errar é humano.
Errar faz parte da carreira.
Errar faz parte de qualquer parte da nossa vida.


Errar acontece quando não temos cuidado, há um erro e pior: o cliente topa isso tudo. Não é fácil errar, quanto mais quando somos apanhados no erro. E temos de alterar, fazer alguma coisa diferente e gastar mais tempo e recursos à empresa onde trabalhamos.
Errar é humano mas tem custos e por isso queremos que ninguém erre - ou erre em coisas mínimas.

Errar é chato, chatíssimo, tira-me do sério. Não porque busco a perfeição, mas porque não gosto de errar quando poderia estar mais atenta.

E quando sabemos que alguma coisa correu mal mas pensamos sempre que a culpa não é nossa:

Ah não tive atenção mas também ninguém me deu o briefing completo
Ah não notei porque disseram para só pegar no texto e enviar
Ah vocês estavam todos com pressa e eu quis apressar o processo
Ah é Janeiro, ainda não entrei no ritmo

Quando erramos, procuramos sempre uma explicação, e a falha está sempre em motivos externos a nós: as pessoas, o briefing, o tempo, a falta de trabalho. Por vezes o erro é dos outros sim, mas o erro não deixa de ser nosso também.

Quando estamos responsáveis por um projeto, somos o último provedor de qualidade.
Podemos e devemos coordenar a nossa equipa para produzir os diversos conteúdos que pretendemos mas depois temos de verificar o resultado. Se apanhamos o processo a meio, temos de nos inteirar de tudo o que está para trás para perceber. Mas no final de tudo, se somos responsável, temos de rever os resultados, ver se está tudo bem e detetar as falhar e ver se falta alguma coisa.

E se falta alguma e deixamos passar há erro e quando detetam o erro parece ainda maior.
Os erros acontecem e podemos stressar com eles e ficar chateados - mas não por muito tempo.
Um erro torna-se ainda mais pequeno se arranjarmos a solução e atuarmos rapidamente.
Um erro serve também para aprendermos e termos atenção.
Um erro serve para  nos lembrarmos de fazer melhor e ter atenção ao detalhe.
Um erro para nos fazer crescer e tornarmo-nos profissionais.



Errar é humano mas não há desculpas para os erros: assume-se, resolve-se e melhora-se.

You May Also Like

2 comentários

  1. Errar é humana, mas as desculpas não se pedem, evitam-se... acho que é assim que a sociedade vive

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As desculpas devem-se evitar, claro, porque assim estamos a desenvolvermo-nos: mas mais importante acho é saber pedir desculpa!

      Eliminar

Instagram

<>